Detalhes tão pequenos de nós todos

Essa é uma historia engraçada, de como um pequeno detalhe passa desapercebido em nossas vidas e depois se transforma em uma direção nela.

Tadeu Saldanha
2 min readOct 23, 2014

Perto de completar meus 21 anos, um grande amigo me avisou que era daltônico por algum motivo aleatório em nossa conversa, obviamente que eu perguntei como ele fazia para atravessar a rua, se confundia o sinal esse tipo de questionamentos e de bate pronto ele me mostrou no computador o teste de Ishihara.

Teste de Ishihara

Assim como ele, eu não conseguia ver os números formados pelas bolinhas coloridas no teste, o que indicava que eu também era daltônico.

Depois de achar estranho e das piadas, eu resolvi pesquisar o assunto e entender melhor.

Depois de ir ao Oftalmologista confirmar e estudar mais sobre outras deficiências, eu fiz um projeto final de faculdade, sistemas de internet, que ficou horrível sobre acessibilidade, e volta e meia na vida voltava o assunto e tentativas e estudos sobre acessibilidade para a web, e pelo menos na época isso foi um grande avanço em conhecimento de html e semântica.

E me desenvolvendo na vida profissional, sempre tive vontade de fazer um projeto, estudar, melhorar o site da empresa, trazer essa cultura, um ganho para a sociedade… só que nunca o fiz… Até ajudei um professor cego a dar aula de artes para pessoas com deficiências visuais mas não dei sequencia a isso. E isso, esse retorno que gostaria de dar as pessoas com o meu conhecimento, não somente trabalhar foi sempre algo que me incomodou, até hoje.

Aqui na empresa os Desenvolvedores se organizaram para fazer palestras e dividir conhecimento e chegou a minha vez de apresentar e falei sobre… Acessibilidade, mais especificamente ARIA. E reestudando e vendo a oportunidade de melhorar o nosso trabalho e dar acesso melhor ao conteúdo do site a pessoas que normalmente são excluídas dele me deu um novo animo para estudar e brigar por essas melhorias no meu ambiente, para mim, meus colegas, e de alguma forma também ajudar a sociedade.

Essa “limitação”, se tornou hoje um projeto, espero que quem tenha qualquer tipo de diferença ou limites também possa usar isso como motivação. Assim que eu tiver mais resultados eu compartilho com vocês.

--

--